A conferência Dados Vivos 2025 reunirá pesquisadores para uma melhor compreensão do estado da biodiversidade, visando a sua conservação. Terá foco em três temas principais:
As quatro Redes/Plataformas que estão promovendo o evento são reconhecidas pelo seu trabalho relativo ao compartilhamento de dados abertos em biodiversidade. O TDWG – Biodiversity Information Standards – Associação científica e educacional sem fins lucrativos, atua no desenvolvimento e promoção de padrões que viabilizam a interoperabilidade de dados, tendo sido responsável pelo estabelecimento do padrão Darwin Core. largamente utilizado pela comunidade científica. O GBIF – Global Biodiversity Information Facility – é uma rede internacional e infraestrutura de dados com mais de 60 participantes que disponibiliza dados abertos sobre as espécies. O OBIS – Ocean Biodiversity Information System - é uma rede global de informações e dados de acesso aberto sobre a biodiversidade marinha, com a participação de mais de 56 países. O GEO BON – Group on Earth Observations Biodiversity Observation Network – é uma rede global de pesquisadores dedicados a melhorar a aquisição, coordenação e entrega de informações sobre biodiversidade nos níveis global, regional e nacional.
A Conferência Living Data 2025 acontecerá de 21 a 24 de outubro em Bogotá, Colômbia, sob o tema "Informações unidas impulsionando a transformação". O evento explorará como a integração de dados pode dar suporte à tomada de decisões informadas para responder aos desafios globais.
Abordando os temas, Dados Abertos, Integração de Dados, Aplicação de Dados de Biodiversidade e Engajamento da Comunidade, a conferência destacará os avanços em padrões de dados, fluxos de trabalho e tecnologias. Os participantes se envolverão com ferramentas práticas, analisarão tendências ecológicas e explorarão maneiras de integrar diversos sistemas de conhecimento, incluindo conhecimentos indígenas e locais. O Living Data 2025 visa fortalecer a colaboração, desenvolver capacidades e expandir o acesso equitativo a dados e ferramentas, dando suporte ao monitoramento e conservação da biodiversidade.
Visite o site livingdata2025.com . A chamada para proposição de sessões está aberta!