GBIF

O que é o Programa "CESP" do GBIF ?

Por meio de programas como o Capacity Enhancement Support Programme (CESP), o GBIF apoia iniciativas que visam melhorar as capacidades dos países e organizações parceiras que contribuem e se beneficiam da plataforma global de dados em biodiversidade. Países participantes da rede GBIF são convidados a submeter propostas por meio do edital anual do CESP, voltado para atividades de capacitação relativas à qualidade, publicação e uso de dados e informações sobre biodiversidade, envolvendo a colaboração entre os participantes nos níveis regional e global.

Em 2020, o GBIF selecionou uma proposta coordenada pelo nodo Brasileiro "National Portals Workshop: taxonomic databases, species data information and visualization" que tem como objetivo avançar na implementação e aprimoramento dos portais nacionais, intercambiar experiência e estabelecer novas parcerias na região da América Latina e Caribe. Os temas abordados neste Projeto são relativos à construção de banco de dados taxonômicos nacionais, publicação e visualização de dados e informações sobre as espécies da flora e fauna.

Em 2021, o GBIF selecionou outra proposta coordenada pela Sociedade Brasileira de Zoologia em parceria com o SiBBr e o nodo português do GBIF. O projeto “The role of Zoological Collections Networks to enhance and fill taxonomic and geographic gaps in open access databases” visa apoiar as coleções de zoologia na estruturação, padronização e publicação de dados por meio do SiBBr bem como facilitar o uso de ferramentas de gerenciamento de coleções de zoologia, como o Specify. Serão realizados vários workshops online e presenciais para as coleções interessadas. Participarão também outros países lusófonos como Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.

Em 2024, o GBIF selecionou mais um Projeto CESP coordenado pelo nó brasileiro - MCTI e SiBBr - executado por meio de uma parceria com o Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e dos nós sul-americanos do GBIF, GBIF Argentina e SiB Colômbia. O projeto intitulado "Developing a Data Extension for Documenting Socio-Biodiversity Information" tem como objetivo desenvolver uma extensão de padrão de dados para organizar informações sobre sociobiodiversidade, abrangendo nomes científicos e populares de espécies e seus respectivos usos, além de trabalhar num glossário de termos relacionados à sociobiodiversidade.

...

National Portals: taxonomic databases, species data information and visualization

Proponente: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Local: Webinars online disponíveis no canal do Youtube do SiBBr.

Saiba mais

Foto José Sabino Espécie: piraputanga (Brycon hilarii)

The role of Zoological Collections Networks to enhance and fill taxonomic and geographic gaps in open access databases

Proponente: Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
Local: Webinars e workshop presencial em Belém.

Saiba mais

Calliandra disantha. CC-BY-NC – Foto de Keila Juarez

Developing a data extension for documenting socio-biodiversity information

Proponente: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Local: Webinars online e worskhop presencial no Rio de Janeiro.

Saiba mais