Dados sobre biodiversidade devem ser disponíveis, pesquisáveis e reutilizáveis, conforme os Princípios FAIR. Compartilhar dados com o devido crédito amplia a visibilidade do trabalho, promove seu reuso e fortalece a pesquisa no Brasil. O SiBBr apoia desde a organização até a publicação online dos dados, utilizando padrões internacionais como Darwin Core (DwC) e Ecological Metadata Language (EML). Os registros no SiBBr e no GBIF são organizados em conjuntos de dados, cada um com metadados que respondem: o quê, onde, quando, por quê e como. O conteúdo varia conforme a categoria do dado.
Em caso de dúvidas, é possível solicitar treinamento por meio do link: Solicitar treinamento.
GBIF. (2023). How to choose the right dataset type. GBIF Data Blog. https://data-blog.gbif.org/post/choose-dataset-type/
Confira se a instituição ou rede de pesquisa está registrada no SiBBr em Instituições e redes registradas . Caso não esteja registrada, entre em contato com o responsável para solicitar o registro em "Registrar instituição" ou "Registrar programa, rede ou projeto de pesquisa”.
Dados com a localização de um indivíduo no tempo e no espaço, fornecendo evidências da presença de uma espécie (ou outro táxon) em determinado local e data. Uma coleção biológica é constituída por espécimes ou amostras preservadas e catalogadas.
Dados com a localização de um indivíduo no tempo e no espaço, fornecendo evidências da presença de uma espécie (ou outro táxon) em determinado local e data. Esses registros de campo são obtidos por meio de coletas e/ou observações.
Registros com local e data obtidos por observadores da natureza. O grande número de observações realizadas pelos cientistas cidadãos complementam a pesquisa e o conhecimento em biodiversidade.
Listas de espécies são inventários de espécies ou outros táxons estabelecidas para uma área geográfica definida, que compartilham características particulares permitindo o conhecimento da biodiversidade local ou regional.
Descrevem a ocorrência das espécies no tempo e no espaço, utilizando protocolos de amostragem previamente estabelecidos. Esse tipo de dados também inclui coletas de variáveis ambientais e permite tanto comparações entre diferentes áreas quanto comparações de uma mesma área ao longo do tempo.
Os dados de DNA ambiental (eDNA) correspondem ao material genético presente no ambiente, como água, solo ou ar, permitindo a detecção de espécies sem captura direta. As amostras são analisadas por sequenciamento molecular.
Imagens são importantes para a identificação das espécies, complementando os registros de ocorrência e a ficha das espécies. No SiBBr são publicadas tanto as imagens obtidas na natureza bem como as imagens dos espécimes conservados e exsicatas.
Dados espaciais ou geográficos são todos os dados que podem ser associados a algum local. Estes dados descrevem (representam) objetos, fatos e fenômenos da superfície terrestre associados à sua localização sobre a terra, em um certo instante ou período de tempo.